Os 5 animais mais fascinantes do deserto mais seco do mundo!

Um grande deserto inóspito, o lugar mais seco do mundo, mais de 3.000 metros de altitude e um clima que varia do extremo calor a um frio de doer os ossos. Neste cenário é difícil imaginar que possa haver uma variedade de animais. Mas a verdade é que a diversidade de vida no Deserto do Atacama impressiona!

Conheça as Termas de Puritama, um oásis no meio do Deserto de Atacama.

De um Coelho fofinho com rabo de esquilo à incrível raposa do deserto. Sem contar os camelídeos que dominam a região, as belas aves que colorem os lagos e céus, até animais que foram abandonados pelo homem anos atrás, mas que se adaptaram ao ambiente.

Confira as fotos mais incríveis de San Pedro de Atacama!

Conheça aqui os 5 animais mais fascinantes do Deserto do Atacama.

5 – Burros Selvagens

Burros Selvagens Deserto de Atacama RG Local

Burros Selvagens Deserto de Atacama RG Local

Acho que poucas pessoas imaginariam que esta lista começaria por um animal tão comum. Mas neste caso, os Burros do Deserto de Atacama se tornaram fascinantes pela história. Obviamente, não são naturais da região. Foram levados para auxiliar no transporte das muitas minas de sal que haviam por lá. Quando o serviço de carregador de sal se tornou obsoleto, os homens que lá trabalhavam, simplesmente abandonaram os animais. Mas, incrivelmente, eles se adaptaram àquele ambiente inóspito e se tornaram parte da natureza local.

Conheça o espetacular Salar de Uyuni!

4 – Os Camelídeos (Vicunhas, Lhamas, Alpacas e Guanacos)

Os Camelídeos do Deserto de Atacama RG Local

Os Camelídeos do Deserto de Atacama RG Local

Veja 4 experiências marcantes em Santiago!

Quando se pensa em animais no deserto, se pensa invariavelmente em camelos. No Deserto de Atacama não poderia ser diferente. Porém, não são exatamente camelos, mas sim animais pertencentes à família dos camelídeos, por isso estão agrupados em quarto lugar. Pela paisagem do deserto, é possível observar diversas Lhamas, Vicunhas, Alpacas e Guanacos, a depender da altitude e do ambiente que se encontra. Alguns povoados da região utilizam a carne de alguns destes animais para alimentação, além da lã para criar indumentárias.

Viaje pelo cemitério de trens em Uyuni!

3 – Viscacha

Viscacha do Deserto de Atacama RG Local

Viscacha do Deserto de Atacama RG Local

Veja os 30 lugares abandonados mais bonitos do mundo, parte 1!

Estes pequenos roedores que parecem coelhos são, na verdade, pertencentes à família dos chinchilas. Possuem uma pelugem que é considerada uma das mais quentes do mundo, o que as possibilita sobreviver às frias noites do deserto. Apesar de parecerem “gordinhos”, estes animais são extremamente ágeis, o que lhes possibilita se locomoverem com facilidade entre as grandes pedras da árida paisagem.

Veja tudo sobre a travessia entre o Deserto de Atacama e o Salar de Uyuni.

2 – Zorra

Zorra, a Raposa do Deserto de Atacama RG Local

Zorra, a Raposa do Deserto de Atacama RG Local

Veja os 9 lugares incríveis da natureza que parecem ter sido criados no photoshop!

A vista deste animal em seu habitat natural hipnotiza. Estas raposas são astutas, ágeis, velozes, inquietas e têm fama de ser um bons ladrões. Deixam os donos de granja da região de cabelo em pé. E é no momento em que sentem o cheiro de comida que as Zorras se aproximam dos humanos. No caso da travessia pelo Deserto de Atacama é nas horas das refeições, então quando estiver comendo à beira de um lago, fique esperto e observe o ambiente, que será a oportunidade de vê-los.

Gostaria de andar de balão? Veja aqui nossa experiência e saiba mais sobre o assunto.

1 – Flamingos

Flamingos do Deserto de Atacama RG Local

Flamingos do Deserto de Atacama RG Local

Sem dúvida, o deserto não teria a mesma intensidade não fora a beleza destas aves. Há três espécies que habitam o Deserto de Atacama, o Flamingo-Chileno, Flamingo-de-James e o Flamingo-andino (exclusivamente presente nos Andes Chilenos). Se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração, que são responsáveis pela coloração da pelugem destes belos animais.

Um comentário sobre “Os 5 animais mais fascinantes do deserto mais seco do mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s