Conheça as 8 melhores praias de Ilhabela!

Ilha é, assim, um mundo em miniatura, uma imagem do cosmo completa e perfeita, pois que apresenta um calor sacral concentrado. A noção se aproxima sob esse aspecto das noções de templo e de santuário. É simbolicamente um lugar de eleição, de silêncio e de paz, em meio à ignorância e à agitação do mundo profano.

E não há ilha no Brasil mais adequada para se conectar à natureza e encontrar a paz que a Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A viagem não é das mais longas, tãopouco das mais curtas. Em ritmo bastante tranquilo, saindo da capital paulista, em 3hs chega-se em São Sebastião, para pegar a balsa até a segunda maior ilha oceânica brasileira – perde apenas para a ilha de Santa Catarina.

Mas há muito o que fazer em Ilhabela além do que simplesmente relaxar. Recomendamos que entre em contato com a Caiçara Turismo (caicarailhabela@hotmail.com) para curtir ao máximo  toda a natureza da ilha, já que são mais de 30 praias, 300 cachoeiras e muitos, mas muitos borrachudos. Aproveito para deixar aqui a dica mais importante para aproveitar tudo de maneira agradável, leve repelente de mosquito em EXCESSO! Caso contrário, você será castigado por estes odiosos insetos.

“Para quem gosta de agito, o verão é uma excelente época para vir e aproveitar as praias, cachoeiras, trilhas de aventura e muita gente bonita. Em Julho temos a Semana Internacional de Vela, em que recebemos turistas de vários países, além da Semana do Festival de Jazz que é espetacular. Em Agosto, ocorre o famoso Festival do Camarão, com muitos shows e boa comida.” Diz Raymundo Gomes Araújo, proprietário da pousada Recanto da Villa.

Além de todas as atrações, a ilha se tornou um centro gastronômico de importância no litoral paulista. Há muitos restaurantes deliciosos e de uma variedade que impressiona qualquer cidade grande deste mundo. Muitos ficam no centro histórico, também chamado de Vila. É ali, também, que fica a pousada mais charmosa de da ilha, a Pousada Recanto da Villa. “Temos uma Gastronomia muito boa em Ilhabela, aqui no Centro (Vila) Temos Restaurantes como Manjericão, Cheiro Verde, Caranguejo, Aeroilha , Bartatas que tem a melhor feijoada de Camarão que existe, são ótimas opções. Temos também ótimas pizzarias, creperia, Lanchonete Borrachudo entre outros.” – Completa Raymundo.

RG Local passou dois dias em Ilhabela – o que é pouco, recomendamos ao menos uma emenda de feriado para aproveitar com calma todas as belezas que a ilha oferece – e fizemos uma seleção das melhores praias para se aproveitar por lá.

8 – Praia Grande

Praia Grande, Ilhabela - RG Local

Praia Grande, Ilhabela - RG Local

A Praia Grande tem a vantagem de ter um acesso extremamente fácil, de forma que é possível parar praticamente dentro da praia, não há a necessidade de pagar por estacionamento. Porém, devido a isso, a água é imprópria para banho. O que salva a praia são os dois deliciosos restaurantes que ficam à beira da areia, com um menu especializado em frutos do mar. Recomendamos o Restaurante Barba. Esta é a praia para se comer uma boa comida ou tomar uma gelada ou uma caipirinha à beira do mar, não para se banhar.

 

7 – Praia Pedra do Sino

Praia Pedra do Sino, Ilhabela - RG Local

Praia Pedra do Sino, Ilhabela - RG Local

A Praia Pedra do Sino é ideal para curtir o visual e tem como principal vantagem o fácil acesso mas, a depender da época do ano a água se torna imprópria para banho. Segundo historias caiçaras, o nome da praia se deve ao som emitido pelas pedras quando tocadas por objeto de ferro, sinal destinado a alertar contra ataques piratas. Seja como for, vale a pena conhecer a praia.

 

6 – Praia da Fome

Praia da Fome, Ilhabela - RG Local

Praia da Fome, Ilhabela - RG Local

A praia leva o nome por ter sido um dos principais pontos de tráfico de escravo da época e por ser a parada em que os escravos comiam depois de uma longa viagem, para serem comercializados posteriormente. Presente deste passado estão apenas as ruínas de uma antiga senzala. Mas a praia é um excelente ponto de parada na viagem até Castelhanos. As únicas formas de chegar até lá são através de uma trilha desde a praia de Castelhanos ou por mar, o que dificulta muito o acesso. Mas a água calma, transparente, a tornam perfeita para o mergulho.

 

5 – Praia Viana

Praia Viana, Ilhabela - RG Local

Praia Viana, Ilhabela - RG Local

Praia de fácil acesso, águas cristalinas e calmas, perfeito para o mergulho livre para contemplar  as muitas tocas que servem de esconderijo perfeito para lagostas, polvos, e muitos peixes que existem por lá. Ainda é possível aproveitar um belo restaurante à beira da areia.

 

 

4 – Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira, Ilhabela - RG Local

Praia Feiticeira, Ilhabela - RG Local

O acesso até a praia é feito através de uma trilha de terreno irregular de cerca de 200 metros. Um rio acompanha a trilha até a praia. Pequenas cachoeiras se formam de modo que é possível se banhar na água doce. A areia fofa margeada por belos coqueiros dão um visual espetacular à praia. O ponto negativo é a falta de estrutura, então se prepare com mantimentos para aproveitar com tranquilidade. Um antigo engenho de cana-de-açúcar da Fazenda São Mathias com um pier que vai até o mar dão um toque especial ao visual.

 

 

3 – Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara, Ilhabela - RG Local

praia jabaquara, Ilhabela - RG Local

Uma praia paradisíaca que ainda se mantém praticamente deserta, é a última praia do norte que é possível chegar de carro, por meio de uma estrada de terra irregular. A trilha até a praia é larga, pouco regular, mas bastante ingrime, o que torna o acesso complicado. Mas o visual recompensa todo o desafio de chegar à praia, que é de tombo e com o mar bem agitado. A dica aqui é não esquecer de jeito nenhum o repelente contra mosquitos.

 

2 – Praia do Julião

Praia do Julião, Ilhabela - RG Local

Praia do Julião, Ilhabela - RG Local

Esta é a praia ideal para ir com crianças. O acesso é feito por meio de uma trilha construída de madeira por cerca de 200 metros e com uma descida suave. O complicado é parar o carro, que terá que encontrar um estacionamento ou deixá-lo na estrada. Porém, a praia com areia batida possui a água mais calma e cristalina da ilha, de modo que é possível ver diversos peixes nadando no meio dos banhistas. Ainda é possível explorar as muitas pedras que tem por lá e aproveitar o belo visual.

 

1 – Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos, Ilhabela - RG Local

Praia de castelhanos, Ilhabela - RG Local

A menina dos olhos dos turistas que visitam a ilha. Sem dúvida é a praia mais bonita de todas que têm um acesso possível em quatro rodas. Mesmo assim, não é fácil chegar até esta praia paradisíaca. Fizemos o passeio pela Caiçara Turismo, que recomendamos muito. Saímos do centro histórico com uma picape 4×4 que leva 10 passageiros e atravessa a Ilha em uma estrada extremamente irregular. A viagem dura mais de uma hora, mas é um espetáculo a parte. A picape passa por cachoeiras, vistas incríveis e atravessa rios para chegar à Castelhanos. Recomendamos ficar mais de um dia por lá, para ser possível aproveitar todas as belezas que o local oferece. Destaque imperdível é a espetacular Cachoeira do Gato, que é possível chegar após uma trilha complicada de 40 minutos. A partir de Castelhanos é possível conhecer as praias próximas, com destaque para a praia do Catete, famosa pelas belas ondas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s