O espetacular Salar de Uyuni, uma experiência inesquecível!

Minha primeira sensação ao entrar no Salar de Uyuni foi o susto que me bateu quando, no 3º dia de uma longa viagem atravessando o deserto dentro de um jeep 4×4, ainda na escuridão das 5 da manhã, o motorista pegou uma esquerda inesperada que faz o carro sair da estrada principal e entrar em uma imensidão branca que eu imaginara ser um lago congelado.

Ledo engano. Entrávamos na maior planície de sal do mundo, com cerca de 12 mil metros quadrados – o tamanho é controverso, mas segundo os guias o tamanho do salar aumenta a cada ano. O horário ingrato traz consigo um excepcional benefício: a possibilidade de vivenciar o espetacular nascer do sol no Salar. Uma experiência que vale muito a pena.

Cada metro quadrado do chão da imensa planície é composto por pentágonos, que dão a impressão de serem a cola que sustenta a capa de sal que fica sobre um lago, que em alguns trechos chega a atingir 180 metros de profundidade. Tais pentágonos são formados devido à pressão da água abaixo, que busca uma maneira de “respirar”.

Muito antes de existir o Salar de Uyuni, estimados 40 mil anos atrás, a região era composta pelo lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico que, supõe-se, tinha uma conexão com o mar. Ao longo dos séculos a água do lago evaporou completamente e deixou a capa de sal.

A prova que esta teoria é verossímil está nas 32 ilhas que existem na planície de sal. A mais bonita e relevante delas é a Isla Incahuasi, composta por centenas de cactos, que chegam até 11 metros de altura. A teoria é crível não pelos imensos cactos, mas sim pelo o que aparenta grandes corais ressecados, que hoje se tornaram rochas. Uma sensação surreal de realmente estar dentro do mar. Além disso, a ilha proporciona uma vista deslumbrante de grande parte do deserto de sal.

Um dos grandes atrativos dos turistas que visitam esta maravilha da natureza são as fotos criativas. Devido à vasta planície e o horizonte interminável, é possível brincar com a escala dos objetos e pessoas. Por exemplo, uma pessoa no primeiro plano aparenta ser um gigante comparado a uma pessoa que está no plano de fundo.

Veja aqui algumas das fotos dessa experiência inesquecível!

9 comentários sobre “O espetacular Salar de Uyuni, uma experiência inesquecível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s